sábado, 26 de maio de 2012

"A proposta de inclusão se diferencia drasticamente da proposta integrativa(...)a escola deve se organizar e se estruturar para oferecer condições reais de aprendizagem e não só de socialização, implicando um remanejamento e uma reestruturação dos recursos e suporte psicoeducacional"( Maria de Fátima Minetto)

Trabalhando com a inclusão escolar

ATIVIDADE 1
Como atividade adaptada ao trabalhar cores e sequência, promove-se o uso de rercursos simples e de fácil confecção: retalhos de e.v.a coloridos, recortados em forma de círculos, lacres de garrafas de refrigerante e tábua com pinus de madeira pregados.
Desenvolvimento: Pedir que a criança coloque os lacres nos pinus de acordo com a cor disposta do e.v.a, sequenciando as cores; Pedir que coloque um número determinado de lacre de determinada cor; Trabalhar sequência numérica de acordo com o número de lacres dispostos; Trabalhar ordem crescente e decrescente de acordo com os lacres; Destacar conceitos matemáticos como: mais e menos.


ATIVIDADE 2
Na alfabetização o uso de materiais concretos é de suma importância, pois a criança ainda possui dificuldade  de organizar o pensamento  de forma abstrata. No tocante  a inclusão, a criança precisa mais ainda deste tipo de suporte contemplando suas possibilidades.
Desenvolvimento: O uso do alfabeto móvel de  encaixe é um recurso acessível e simples, porém, muito útil. Ao tentar encaixar as letras, a criança já estará trabalhando as diversas formas e possibilidades de organizá-las, além de reconhecer as letras e suas respectivas ordens. Outro recurso usado em sala é um suporte envolto com feltro e fuxicos  com as vogais. Os fuxicos são grudados no feltro de acordo com a necessidade. Na foto  temos as vogais coloridas organizadas em ordem. Há também, fuxicos coloridos. A intenção é que a criança sequencie as cores dos fuxicos de acordo com as cores das vogais. Este recurso permite adequação de acordo com o conteúdo, fixando os itens principais na tentativa de haver apreensão do conteúdo de acordo com a visualização e aumento de vocabulário.
Obs: Exemplos de atividades aplicadas em criança com paralisia cerebral e deficiência intelectual.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e sugestões...