sábado, 19 de maio de 2012

Interdisciplinaridade

O trabalho nos 1°s anos das Séries Iniciais na Escola Alícia Bittencourt Ferreira valoriza a interação e o respeito pelas diferenças.  O planejamento das aulas, sempre que possível, tende a contemplar os trabalhos em grupo e de cooperação permitindo que todos participem independente das suas limitações.
Observando a tendência das crianças em consumir alimentos industrializados, pobres em nutrientes, a professora iniciou o projeto " Alimentação saudável".
Objetivo: o Projeto visa apresentar as frutas como uma opção gostosa e saudável de alimentação.
 A princípio a professora planejou uma aula onde preparou uma deliciosa salada de frutas.  Foi trabalhada as cores das frutas, o tamanho, o cheiro, o tipo de casca, a quantidade...
O planejamento da aula seguiu o seguinte roteiro:
-Pedir que cada criança colaborasse com uma fruta, se pudesse;
-No dia do preparo foi discutido sobre a importância de se comer frutas, quais os benefícios, quais receitas poderiam ser preparadas com aquelas frutas...
-Durante o preparo foi conversado sobre higiene alimentar, o descarte das cascas como adubo orgânico...
Avaliação:  Observou-se que muitas crianças não conheciam alguns tipos de frutas trazidas, como: caqui, maracujá e manga. As frutas mais apreciadas pelas crianças foram a banana e a maçã. Muitas crianças trouxeram a fruta que tinham no quintal de casa. Quase 100%  da turma repetiu a salada, então a receita e aula foram um sucesso.
Vale ressaltar, que este foi só o início do Projeto. Baseado neste dia será trabalhado o gênero receita, interpretação, matemática: números e gráficos, conceitos matemáticos, etc, produção de texto, pesquisa na sala de informática, ciências e artes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas e sugestões...